Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

quarta-feira, 22 de março de 2017

COMO SE FAZ O LEITE CREME!?

Sempre que  a minha filha vem à aldeia...pede-me
para fazer "leite creme" e no fim rapa o tacho!!!

E mais...quando o leite creme...começa a arrefecer
a minha princesa...dá-se ao luxo de ir comendo
aquela "crosta" que se vai formado...e
quando se dá por ela...a travessa vai a meio!

Lá do norte...chega sempre um telefonema:
_ Mãe, como fazes o leite creme?

A minha resposta é sempre a mesma:

_ Não sei dar a receita pois além da pitada de amor
ponho 1 litro de leite  a ferver
desfaço um pouco de farinha maisena (em leite)
acrescento açúcar a gosto...e
deixo engrossar ... ao lume brando!

No final ... as gemas (batidas em leite)
dão aquele requintado sabor ... tão especial!!!

A canela deixo ao gosto do freguês!!!
Uma travessa...desaparece a uma refeição!

Pelos vistos...a minha herdeira aprendeu
pois fez-me chegar estas imagens com
o título:

COMO SE QUEIMA O LEITE CREME
CÁ em CASA:





Herdei da minha mãe a receita do leite creme
feito "a olho" ... mas pensando no quão
a família fica feliz em o provar!!!

12 comentários:

  1. Adoro leite creme! Faz-me lembrar os tempos de miúda em que passava férias em casa da minha madrinha pois ela fazia sempre leite creme para mim!
    Arranjou aí uma boa alternativa para quem não tem ferro de queimar leite-creme! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que coisa boa esse creme e tua filha sobre bem queimar,rs...bjs, chica e deu vontade de comer!

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe também faz muitas receitas a olho, como é o caso do arroz doce, razão para eu nunca ter conseguido reproduzir a sua receita. Adorei a forma que a filha usou para queimar o leite creme. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de degustar o que sobrou no prato, lool

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Se existe sobremesa portuguesa que adoro é mesmo o leite-creme e sou exactamente como a sua filha, rapo o tacho e como o resto da travessa, ainda bem quentinho. Agora fiquei com vontade de comer um prato e amanhã de manhã vai sair um para o almoço ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Ai, adoro leite-creme. E já não como há tanto tempo!!!
    Eu nunca fiz, doces e bolos não é a minha área, mas acho que leite-creme vou experimentar.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de leite-creme e fiquei a saber como se confecciona.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto! Comia de bom grado!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gracinha vou experimentar com bebida de soja e depois digo-te como ficou :)

    Achei muito original o modo de queimar o leite creme :)

    Beijinhos gostosos :)
    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  10. Adoro leite creme... e essa receita, assim mesmo, feita a olhómetro... parece-me para lá de boa!...
    Uma super ideia, essa forma de queimar o leite creme!... De uma forma bem simples e descomplicada!...
    Adorei!!! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, qurida Gracinha!
    Tudo pronto em cima da pia para fazer mais tarde... boa pedida! To me deliciando com seus quitutes e escolhi este post para comentar...
    Bjm muito fraternal

    ResponderEliminar