Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

domingo, 17 de setembro de 2017

Receitas ... com maçã!


DOCE de MAÇÃ



Por vezes há tanta maçã
que arrisco neste doce!!!


 Li não sei onde
que o doce fica mais gostoso
se fizermos primeiro uma calda com açúcar
água ... canela e a casca de limão!


 Depois ... juntamos a fruta previamente cozida.


 E deixa-se atingir o ponto estrada!


 Fiz com 125 g de açúcar
e 400 g de maçã cozida!

No fim ... acrescentei nozes!
Deliciosamente gostoso!

E este bolo!?


O aspeto é apetecível e o sabor ... também!


Escolhi uma chávena para medida
e medi:

uma e meia ... de farinha
três quartos ... de açúcar
um terço ... de óleo
E ainda ...um iogurte natural
uma colher e meia (chá) de fermento em pó
uma colher (sobremesa) de canela
três ovos
cubinhos ... de 3 maçãs descascadas

Segui os passos normais 
para fazer um bolo!!!

O bolo ficou deliciosamente gostoso!


E para acompanhar a fatia do bolo:


Chá de casca de maçã!

Os mais velhos na sua sabedoria popular
dizem que é um chá que faz bem a tudo!

Eu suponho que tudo seja:
combater o meu stress...e 
diminuir as minhas dores
nas articulações !?



Para um fervedor de litro e meio
deixo ferver durante cinco minutos
umas quantas cascas.

Deixo em repouso e bebo morno
sempre sem açúcar!

E quando nos oferecem ... mais maçãs!?


A dona das maçãs trouxe-me uma fatia do seu 

BOLO de MAÇÃ


A receita é simples:
  1. manteiga_ 100 g
  2. ovos_ 5
  3. açúcar_ 200 g
  4. farinha com fermento_ 300 g
  5. leite_ 1 dl
  6. sumo e raspa de um limão
  7. maçãs descascadas e cortadas aos pedacinhos_ 5
O processo é o mais simples na arte
de confecionar um bolo!

Siga os passos habituais
aquando da confeção dos seus bolos!

16 comentários:

  1. Adoro mação, bolos dela e o seu doce! Faz tempo até não o faço.Bom quando temos as maçãs assim como tens! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem fiz um bolo de maçã! É dos meus favoritos! O cheirinho que deixa na casa é qualquer coisa do outro mundo! Nunca experimentei fazer doce dessa forma, tenho de testar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bueno debe estas todas tus recetas
    Enviame una por correo
    Ji ji.

    Gracias por tus comentarios.

    Besos

    ResponderEliminar
  4. Aqui em casa todos gostamos muito de maçãs e tudo o que leve maçã- Até nas saladas ponho
    Ontem à noite fiz a mousse de banana. E digo-lhe que, para mim é uma delicia. Viciante. Adorámos está aprovado Muito bom mesmo.


    Beijinhos e bom Domingo

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de maçã e de todas essas delícias. Acho que a canela combina muito bem. Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz doce de maçã. De pêra sim. O bolo tem óptimo aspecto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. O bolo tem um óptimo aspecto.Adoro a junção de maça e canela. Não conhecia esta forma de fazer doce de maça. Obrigada pela partilha. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá Gracinha. Adorei tudo. Até porque ao vir espreitar o doce, pude conhecer mais receitas. Gostei da dica do doce e esse bolo e chá? Maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro maçãs, e os bolos de maçã são sempre uma verdadeira delicia! Já fiquei aqui a babar com esses bolos. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Costumo fazer doce mas não sabia desse truque... vou testar!
    O bolo ficou com muito bom aspecto, já comia uma bela fatia!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha!
    Adoro doce de maçã, com as nozes deve ficar tão bom!
    Esse bolo está com um aspecto maravilhoso.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  12. Gracinha, adorei todas as sugestões, mas o chá feito com as cascas agradou-me particularmente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Gracinha,
    Cheguei aqui através do blog da professora Lourdes Duarte, e estou me encantando com essas receitas deliciosas. Irei anotá-las para experimentar por aqui.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  14. Adoraria ganhar maçãs assim fresquinhas.
    O doce e os bolos me apetecem
    amo !

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de bolos com maçã e canela este parece delicioso, e o doce com nozes é maravilhoso. Beijinhos

    ResponderEliminar